| hmin
França, Alemanha e Rússia decidiram apoiar a última proposta de resolução feita pelos Estados Unidos suspendendo as sanções da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Iraque.
Nesta quarta, dia 21, o ministro das Relações Exteriores francês, Dominique de Villepin, afirmou que, mesmo se esse texto não for até onde eles gostariam, "decidimos aprovar essa resolução". Villepin participou de uma entrevista coletiva com o ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Joschka Fisher, e o chanceler russo, Igor Ivanov.
A resolução acabará com quase 13 anos de sanções da ONU contra o Iraque. A votação do Conselho de Segurança sobre a resolução está marcada para quinta, dia 22, às 10h30min (horário de Brasília).
Pela proposta, o programa humanitário de troca de petróleo por comida, do qual dependem 60% dos iraquianos, seria suspenso em seis meses. A receita obtida seria colocada em um fundo para reconstrução do país, controlado pelos Estados Unidos e a coalizão que deflagrou a guerra para derrubada do regime de Saddam Hussein.
Logo que o texto foi divulgado, França, Alemanha e Rússia fizeram críticas e ressalvas ao papel reservado à ONU. A reação levou os Estados Unidos a revisar o texto por duas vezes, ampliando o papel das Nações Unidas na reconstrução do país, ainda que não até o ponto que desejariam os países que foram contra a guerra. Com informações da agência Reuters e globo News.
Grupo RBS
Dúvidas Frequentes |
Anuncie |
Trabalhe no Grupo RBS
©
2010
clicRBS.com.br ? Todos os direitos reservados.